O que é o globale?

globale é um festival que propõe, através da exibição de filmes de ficção e documentário, construir momentos de debate com um público amplo sobre temas relacionados aos processos de globalização. É um festival sem fins lucrativos, não competitivo e que, portanto, não entrega prêmios nem cobra taxas de inscrição. globale nasceu em Berlim (Alemanha), em 2003, e segue sendo realizado até hoje com o propósito, inclusive, de que as sedes do festival sigam multiplicando-se, de forma a criar uma rede.

Atualmente, o globale acontece em três cidades alemãs, em Montevidéu (Uruguai), desde 2009, e também em Varsóvia (Polônia) desde 2010. Em 2011, o festival chegou a Bogotá (Colômbia) e ao Rio de Janeiro.

Os comitês organizadores em cada cidade-sede são compostos por um grupo heterogêneo de pessoas que colaboram de forma solidária na organização do festival. O grupo tem uma gestão horizontal e o compromisso de tomar suas decisões por consenso.

Se você também quiser colaborar ou saber mais sobre a edição carioca do festival globale, fale com a gente: globalerio@gmail.com

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Atividade no Cinema Nosso, 28/08, às 14h: inscrições abertas

O Festival globale Rio realiza no Espaço Cinema Nosso, o debate O uso do audiovisual e suas estratégias, como parte de sua programação.

O bate papo visa discutir estratégias de uso do vídeo, alternativas ao modelo hegemônico, e as relações entre ética, estética e ideologias no audiovisual.

A atividade abre com a exibição do documentário Mamá Chocó, da diretora Diana Kuellar e acontece no dia 28 de agosto, às 14h, no Espaço Cinema Nosso, localizado na Rua Rezende, nº 80 – Lapa.


As convidadas do debate serão:

Diana Kuellar (a confirmar) - Documentarista, diretora do filme Mamá Chocó, é presidenta da Fundação Making Docs, professora e investigadora do grupo de pesquisa "Caligari: Pesquisa em som, imagem e escrita audiovisual" da Escola de Comunicação da Universidad del Valle em Cali/Colômbia.

Bia A. Porto - Graduada em Cinema e Vídeo pela UFF, mestranda em Educação pela PUC-Rio, tem experiência em produção de filmes, festivais e oficinas para jovens e professores. Bia é colaboradora do coletivo globale Rio.

Sinopse do documentário Mama Chocó (Mamá Chocó), 58min’. Colôbia, 2010.

Chocó, na Colômbia, é uma das regiões com maior riqueza natural e hidráulica no mundo, daí vem nossa personagem: Paulina, uma mulher fértil como sua terra, mãe de 26 filhos, parteira e artista. Uma pessoa com uma alegria e amor surpreendentes.
Um dia um bombardeio a obriga a deixar sua casa e sua terra junto com sua família e vizinhos. Junto a milhares de deslocados caminha durante meses até chegar a Cali.
Abandonados à sorte, eles não tem opção e começam a se amontoar numa casa de madeira, plástico e terra. Com cantos, Paulina evoca seu povo e nos leva numa viagem imaginária a uma região rica e desolada pela guerra, onde escutamos a voz dos que ficaram. É a crônica dolorida do desterro e da luta por sobreviver dignamente no lugar que chamamos de lar.




A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita pelo telefone (21) 2505-3300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário