O que é o globale?

globale é um festival que propõe, através da exibição de filmes de ficção e documentário, construir momentos de debate com um público amplo sobre temas relacionados aos processos de globalização. É um festival sem fins lucrativos, não competitivo e que, portanto, não entrega prêmios nem cobra taxas de inscrição. globale nasceu em Berlim (Alemanha), em 2003, e segue sendo realizado até hoje com o propósito, inclusive, de que as sedes do festival sigam multiplicando-se, de forma a criar uma rede.

Atualmente, o globale acontece em três cidades alemãs, em Montevidéu (Uruguai), desde 2009, e também em Varsóvia (Polônia) desde 2010. Em 2011, o festival chegou a Bogotá (Colômbia) e ao Rio de Janeiro.

Os comitês organizadores em cada cidade-sede são compostos por um grupo heterogêneo de pessoas que colaboram de forma solidária na organização do festival. O grupo tem uma gestão horizontal e o compromisso de tomar suas decisões por consenso.

Se você também quiser colaborar ou saber mais sobre a edição carioca do festival globale, fale com a gente: globalerio@gmail.com

domingo, 20 de novembro de 2011

Diálogos Com O Cinema


Ontem, 19/11, de manhã fomos ao Ponto Cine participar do projeto Diálogos Com O Cinema, adoramos!

Infelizmente a cópia legendada de Mamá Chocó (Diana Kuellar, Colômbia, 2010) não ficou pronta. Substituímos por A Terra Da Lua Partida (The Broken Moon), de Marcos Negrão e Andre Rangel (Brasil, 2010), que emocionou.

Também exibimos Poro: Intervenções Urbanas E Ações Efêmeras, de Brígida Campbell, Marcelo Terça-Nada e Michel Brasil (Brasil, 2009); Salvem Os Ricos, do Coletivo Heróis do Cotidiano (Brasil, 2010) e Na Área (On Side), de Jonas Amarante (Brasil / Reino Unido, 2011).

O debate foi ótimo e, pela participação do público, parece que os filmes agradaram e provocaram boas reflexões. O professor Helion Povoa Neto, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios - NIEM/IPPUR-UFRJ e o Herói do Cotidiano Marcio Dias foram os convidados da mesa.

Vimos que os espectadores saíram sorridentes, querendo nos cumprimentar e parabenizar pela sessão. O prazer foi nosso!

Fomos muito bem recebidos pela equipe do Ponto Cine, que também ficou contente com o evento. Sonhamos juntos mais ações para a segunda edição do globale Rio. Viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário